sexta-feira, 25 de julho de 2014

Nas ruas e nas urnas, as mulheres negras tem opção! Bianca Zanetti 16.167, candidata a Dep. Estadual

por Bianca Zanetti, da Juventude do PSTU Curitiba, candidata à Deputada Estadual.

No dia 25 de Julho, estou lançando minha candidatura a Deputada Estadual pelo PSTU nas redes sociais. Escolhi esse dia, por que para mim, ele representa o que eu sou. Dia 25 de Julho é o dia latino americano e caribenho de luta da mulher negra.

Me chamo Bianca Zanetti, tenho 23 anos, sou estudante de Geografia na UFPR, moro na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Sou negra, estudante, trabalhadora, mãe, nasci e cresci em uma região periférica. Assim como milhares de estudantes negras e negros, entrei na universidade pelas cotas raciais. Assim como milhares de mães negras, minha filha também sofreu com a falta de vagas nas creches públicas.

Nós mulheres negras da classe trabalhadora além de sermos exploradas somos duplamente discriminadas em combinação cruel entre o machismo e racismo, amargando as piores estatísticas sociais. Uma mulher negra recebe cerca de 50% menos que um homem branco. Ocupamos os piores postos de trabalho sendo, por exemplo, 60% das empregadas domésticas no país. Entre as vítimas de violência doméstica e sexual, 60% delas são jovens e negras.

Nesse dia de luta lanço minha candidatura como um grito de protesto para essa realidade que assim como eu, milhares de mulheres negras da periferia enfrentam todos os dias. Convido a todos a se somar nessa luta, a rememorar lutadoras negras como a quilombola Dandara e a guerreira Luiza Mahin. Relembrar Cláudia, faxineira, mulher negra da periferia, que foi arrastada por uma viatura da Polícia Militar. Minha candidatura estará desse lado, de todos os explorados e oprimidos, do lado dos mais pobres entre os pobres, as mulheres negras.

Curta a fanpage no Facebook: Bianca Zanetti 16167


Nenhum comentário:

Postar um comentário