terça-feira, 8 de julho de 2014

Evandro Castagna :: SENADOR 160

Evandro Castagna tem 38 anos, dois filhos, trabalhou como comerciário, garçom e funcionário dos Correios. Hoje, é educador social e trabalha com moradores de rua no município de Cascavel. 

"Castanha", como é conhecido nos círculos de ativistas, iniciou sua participação na política no período em que os tucanos governavam o Paraná, com Jaime Lerner (PSDB) e o Brasil, com FHC. Nesta época, final dos anos 1990, Castagna se envolveu nas lutas contra a privatização da Copel, Sanepar e Banestado. Foi presidente do Centro Acadêmico de Eng. Química e do Diretório Central dos Estudantes da Unioeste de Toledo. Em seguida, quando era estudante de graduação em História, participou por duas vezes da diretoria do Diretório Central de Estudantes da Unioeste de Rondon. 


Desde esse momento, na luta em defesa da educação pública, Evandro continua envolvido nas lutas dos trabalhadores e da juventude do estado. Participou recentemente da luta pela reabertura dos postos de saúde para a população paranaense. Foi ativo, ainda nas luta da juventude pelo Passe Livre (extinção da cobrança de tarifas de ônibus para jovens, estudantes e trabalhadores desempregados), nas mobilizações contra o aumento do IPTU, nas greves e mobilizações dos trabalhadores.
Nesta disputa do Senado, Evandro e o PSTU sabem que  a verdadeira mudança na vida do povo não virá das conquistas eleitorais. Hoje, o Senado brasileiro é uma das instituições políticas mais corruptas e comprometidas com as multinacionais, agronegócio, bancos e empreiteiras. Nestas eleições, Castagna vai denunciar o Senado e os senadores, em especial os senadores paranaense, para mostrar para a população que estes, apesar de eleitos com o voto dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o estado, não fizeram nada para representá-los no poder. E vai convidar a população a discutir os caminhos uma real alternativa de poder, que parta da mobilização popular e possa, de fato, mudar a cara e a política do nosso país.